Você está aqui

1858-1859

No "Mappa hidrográfico dos rios Itajahy-Assú, Itajaí-Merim e Luíiz Alves e seus affluentes, na província de Santa Catharina, comprehendendo o 1º território das terras devolutas na mesma província levantado por Carlos Rivierre, Eng° nos anos de 1858 e 1859" achamos os seguintes migrantes belgas (rio acima)

  1. Gustave Lebon
  2. Alexandre Sands (Alexandre Desanders, filho de Ignace Desanders)
  3. Seu de Canning (Leo de Coninck)
  4. João Bapt. de Canning (Jean Baptiste de Coninck, filho de Leo de Coninck)
  5. Castelling (Charles François Casteleijn) que tinha um engenho de açúcar
  6. Luiz Maber (Louis Maebe)
  7. Henrique de Gand (filho de Leonard Degand)
  8. Leandro de Gand
  9. Adriano van de Goth (Leonard van der Gucht?)
  10. Henriq. Plancke
  11. Carl. Vandale (Charles Louis van Daele)
Data: 
terça-feira, 1 Junho, 1858
Ilhota
Ilhota Rio Itajaí-Açu em 1858
Arquivo Nacional – Rio de Janeiro

Lei de Incentivo à Cultura, apoio e patrocinadores

Logo Lei Cultura

Apoio
Logo Embaixada Logo Consulaat SP Logo Ilhota Logo Ilha Belga
Patrocínio Realização
DesleeClama Impextraco Parafix Secretaria especial da cultura

Agradecemos as empresas pelo patrocínio da exposição “A colônia belga e seus descendentes no Vale do Itajaí”, projeto aprovado pela Lei Rouanet.

O curador da exposição é Marc Storms, coordenador do "Patrimônio belga no Brasil". Ela foi elaborada com a Associação Ilha Belga e é apoiada pelo Embaixador da Bélgica, Sr. Patrick Herman, o Cônsul Geral da Bélgica para São Paulo e região Sul, Sr. Matthieu Branders, o Cônsul Sr. Thomas Maes e o Sr. Jeroen Servaes, Cônsul Honorário em Florianópolis (SC).

Os textos da exposição são de autoria de Marc Storms, a partir de pesquisas bibliográficas e iconográficas, que orientou a seleção das imagens e a concepção expográfica. Ana Starling da Bizu [estúdio e editora] desenvolveu o design gráfico da exposição. Sueli Ana dos Santos, presidente da Associação Ilha Belga, coordenou os vídeo-depoimentos que foram gravados e editados por Raul Neves e sua equipe da TV Gaspar. Daniel Hostins, vice-presidente da Associação Ilha Belga, coordenou as pesquisas em relação às árvores genealógicas. Alessandro de Oliveira Amadeu da CQS/FV Advodagos coordenou a assessoria e orientação em clearance jurídico. Rafael Aleixo cuidou da contabilidade.