Colônia belga em Ilhota (SC)

Você está aqui

Fontaine Philippe

Sobrenome: 
Fontaine
Nome: 
Philippe
Nascido em: 
Leuven
BE
Resido em: 
Brugge
BE
Profissão: 
Diretor da Colônia
Travesia
Barco: 
Jan van Eyck - 23.08.1844
Idade momento do embarque: 
43
N° de pessoas: 
1
Voltou para a Bélgica: 
sim
Observação: 

O jornal Diário do Rio de Janeiro (RJ) de 16.8.1842 menciona que o bremense J. Denis Isler e os belgas José Philippe Fontaine, Jules De Laveleye e Charles Van Lede, sairam no dia 14 com o paquete inglês Penguin com ruma a Falmouth, Cornualha, Inglaterra.

No princípio de fevereiro de 1845, Charles van Lede e sua esposas voltaram de Ilhota (SC) ao Rio de Janeiro, deixando a direção da colônia nas mãos de Joseph Phillip [Philippe] Fontaine. (Ficker, p. 21)

Em setembro de 1847, o diretor interino da Colônia, Joseph Philippe Fontaine, abandonou a colônia e voltou definitivamente para a Bélgica. (Ficker, p. 27 + Maes p. 74)

Gustavo Henrique de Almeida Pedroso​ achou o nome "Joseph Philippe Fontaine" no registro populacional de Bruges 1830-1846. Lá consta que ele nasceu em Antuérpia. Ele morava no mesmo endereço que a futura migrante belga Regina De Vreker, na Minderbroedersstraat onde chegou em fevereiro de 1838. Os dois saíram de lá no mesmo dia 27 de [outubro?] de 1842. No dia 19 de setembro de 1846 foi batizada em Destero, Josefina Regina, filha legítima de Reine De Vreker e Philippe Fontaine. A data do seu casamento ainda é desconhecida.