Você está aqui

1874.12.15

15 de dezembro: O Conde Charles de Ursel, enviado por Bruxelas, visita a colônia e relata as condições desesperadoras das 22 famílias belgas e seus descendentes.   

Sem contratos ou papéis, viviam inseguros e incomodados pelo cônsul Schutel, que pretendia cobrar as dívidas de Van Lede.  

O Conde propôs ao Ministro a anulação da procuração de Van Lede a Schutel e a intimação judicial do proprietário para cumprir os itens do contrato com os colonos, assinado em 1844.

Data: 
terça-feira, 15 Dezembro, 1874
Ilhota

Lei de Incentivo à Cultura, apoio e patrocinadores

Logo Lei Cultura

Apoio
Logo Embaixada Logo Consulaat SP Logo Ilhota Logo Ilha Belga
Patrocínio Realização
DesleeClama Impextraco Parafix Secretaria especial da cultura

Agradecemos as empresas pelo patrocínio da exposição “A colônia belga e seus descendentes no Vale do Itajaí”, projeto aprovado pela Lei Rouanet.

O curador da exposição é Marc Storms, coordenador do "Patrimônio belga no Brasil". Ela foi elaborada com a Associação Ilha Belga e é apoiada pelo Embaixador da Bélgica, Sr. Patrick Herman, o Cônsul Geral da Bélgica para São Paulo e região Sul, Sr. Matthieu Branders, o Cônsul Sr. Thomas Maes e o Sr. Jeroen Servaes, Cônsul Honorário em Florianópolis (SC).

Os textos da exposição são de autoria de Marc Storms, a partir de pesquisas bibliográficas e iconográficas, que orientou a seleção das imagens e a concepção expográfica. Ana Starling da Bizu [estúdio e editora] desenvolveu o design gráfico da exposição. Sueli Ana dos Santos, presidente da Associação Ilha Belga, coordenou os vídeo-depoimentos que foram gravados e editados por Raul Neves e sua equipe da TV Gaspar. Daniel Hostins, vice-presidente da Associação Ilha Belga, coordenou as pesquisas em relação às árvores genealógicas. Alessandro de Oliveira Amadeu da CQS/FV Advodagos coordenou a assessoria e orientação em clearance jurídico. Rafael Aleixo cuidou da contabilidade.