Você está aqui

Mural na Palacete da Dona Laurinda Santos Lobos (Rio de Janeiro)

Location: 
Rua Monte Alegre 306 , Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Centro Cultural Dona Laurinda Azulejos belgas Gilliot

Uma das mais belas casas de Santa Teresa na cidade de Rio de Janeiro é a que abriga hoje o Centro Cultural Laurinda Santos Lobo. Ao contrário do que muitos imaginam, a casa não pertencia à Laurinda, famosa mecenas do Rio no início do século XX.

Atenção especial para os azulejos belgas.

Erguido em 1907, pela Baronesa de Perina, o casarão foi construído no local onde existia um imóvel desde 1884. Adquirido depois pelo General Pinheiro Machado e em seguida por Joaquim Pires Ferreira, antigo senador do Império, o palacete sofreu reformas.

Centro Cultural Dona Laurinda azulejos belgas Gilliot

Gilliot 54Um destaque são os painéis de azulejos de procedência belga que se encontram no nivel térreo, na entrada do teatro. Esta identificação foi feito pelo Belga Mario Baeck, que entre outros títulos e atribuições, é pesquisador com PhD em história da arte, especialização em materiais em imóveis históricos na Ghent University, e editor do periódico da Tiles & Architectural Ceramics Society (TACS) e editor do boletim do Círculo de Azulejos Cerâmicos Europeu (E.C.T.C. ou EUROPEAN CERAMIC TILES CIRCLE). O fornecidor dos azulejos é a empresa "Gilliot & Co." da cidade de Hemiksem, perto de Antuérpia.

Centro Cultural Dona Laurinda azulejos belgas GilliotMario nós enviou como prova, o desenho 54 do catálogo dessa empresa, que mostra um tipo de azulejo "Relief 828 - Décor 1072" usado no cabeçalho da pareda da entrada do teatro. 

A mesma casa contem também um belo panel floral de azulejos belgas. 

Pesquisa e fotos: Marc Storms