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Vagões de passageiros de primeira classe VFRGS

tipo de material: 
vagão de passageiros

A Viação Férrea do Rio Grande do Sul fiz um encomenda de 30 carras de 1° classe à Société Anonyme des Ateliers de Construction de Familleureux. Esses foram importados por intermédio da firma Amaro da Silveira & Cia.

Em novembro e dezembro de 1925 entraram em trafego 14 carros sem buffet com lotação de 40 passageiros, de números 581 a 594, e, o ano seguinte o restante. 1 carro, o N° 595 era de 1° classe e os com N° 601 a 615 de 1° classe com buffet com lotação de 36 passageiros.

Os vagões são de bitola 1,000 metro, comprimento total de 16,5 m, largura externa 2,688 m e altura do topo dos trilhos à tolda 3,634 m com tara de 21 toneladas.

Era pela primeira vez que, nesta estrada, entraram em uso carros com aquele comprimento. O relatório de 1926 da VFRGS mencionou "destacando-se a sua marcha serena nos trens de grande velocidade, mesmo em trechos acidentados e curvas de raio minimo" e dá detalhes sobre o "buffet" equipado com um frigorifico. Estes 15 carros estão ainda munidos de uma instalação de campainhas elétricas, facilitando aos passageiros a chamado do encarregado do buffet.

Todos esses vagões de 1° classe eram equipados com dois gabinetes sanitários, sendo um reservado para senhoras e outro para homens.

Fonte

Relatório apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Augusto Pestana Secretário do de Estado dos Negócios das Obras Publicas pelo Engenheiro Octacilio Pereira Director Geral da Viação Férrea em 30 de julho de 1927 relativo ao ano de 1926 - p. 261-263&