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Bonde elétrico Porto Alegre

tipo de material: 
bonde
constructor: 

Em 1925, a Companhia de Força e Luz Porto-Alegrense (CFLPA) comprou dez bondes fechados na Bélgica. Cinco deles vieram da Ateliers de Construction Energie, de Marcinelle, e tinham eixo simples e foram numerados de 88 a 92. Os outros cinco com eixo duplo, eram numerados de 101 a 105 e não sabemos qual empresa belga as construiu. Em 1926 a CFLPA foi dissolvida e o sucessor, Bond and Share, optou para modelos americanos.

O período áureo deste sistema de transporte público ocorreu entre as décadas de 1950 e 1960 quando Porto Alegre contou com 229 carros elétricos, sendo 130 norte-americanos, 89 ingleses e 10 belgas. A Capital do Rio Grande do Sul foi considerada a cidade com o maior acervo de bondes antigos em operação no mundo

Na fotografia abaixo, tomada em 1935, vemos dois bondes belgas (os da frente) estacionados em frente ao Mercado Público observando-se ao fundo a Praça XV de Novembro.

Imagem: http://tramz.com/br/pa/pap.html 

Fonte: p. 171 do liivro: The tramways of Brazil: A 130-year survey / Allen Morrison. - Bonde Press, New York, 1989. http://www.tramz.com/ttob6/171.html