Você está aqui

Tubos adução do Rio Mantiquira

Location: 
Rua Mal. Jardim, 455 , Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

A.C. de Freitas & Comp., representantes da belga Compagnie Générale des Conduites d'Eau, foram contratados, para a Inspeção Geral das Obras Públicas, para o fornecimento dos canos à adução do Rio Mantiquira. O edital mencionou 74 km de tubos de 90 cm de diâmetro para levar as águas do rio Mantiquira ao reservatório novo da Tijuca.

A empresa ganhou a competição, levada em conta, o valor total de 461.420 libras, des mil libras menos que o segundo, o peso menor dos tubos e assim menor custo de descarga e transporto, e a vantagem de oferecer tubos de quatro metros de comprimento, em vez de 3m66, o que representa 1.817 juntas a fazer menos (economia de assentamento e diminuição dos pontos fracos da linha) e também ofereceu o pagamento de despesa de viagem e estadia na Europa, de um engenheiro incumbido de assistir a fabricação dos tubos.

O contrato foi assinado no dia 11 de março de 1907, na Inspeção Geral das Obras Públicas da Capital Federal (na época Rio de Janeiro), presentes o inspetor geral Dr. José Mattoso Sampaio Corrêa e os Srs. Mauricio Istraelson e Alberto Lion, representando os A.C. de Freitas & Comp.

Sistema AcariEm 1908, foi inaugurado o primeiro Grande Sistema de abastecimento, conhecido hoje como Sistema Acari, com captações nas represas de São Pedro, Rio D´ouro, Tinguá, Xerém e Mantiquira, trazendo água de Nova Iguaçu e Duque de Caxias até o centro do Rio. O crescimento populacional continuou vertiginoso, e não havia fontes volumosas de água perto do centro. 

Fontes:

Relatórios do Ministério da Agricultura (RJ) 1908

https://cedae.com.br/sistemaacari