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Duas pontes metálicas sobre o Rio Iguaçu (Araucária)

Location: 
rua Benjamim Constant , Araucária - Paraná
Ponte Rio Iguaçu em Araucária
Data de inauguração: 
segunda-feira, 15 Fevereiro, 1915
Tombado: 
sim

As atividades ligadas à pecuária e ao tropeirismo desenvolvidos a partir da primeira metade do séc. XVIII, ao longo dos chamados “Caminho das Tropas”, marcaram profundamente a história da região de Araucária. Uma das grandes aspirações era a travessia franca da vargem do rio Iguaçu, a qual por ocasião das chuvas era inundada pelo transbordo do rio impedindo o trânsito da estrada naquele ponto, algumas vezes durante muitos dias.

As primeiras pontes sobre o rio Iguaçú em Araucária (Paraná) foram construídas em 1880 por um engenheiro inglês, Walter Joslin. Eram de madeira e serviam na época como as únicas vias de ligação entre Curitiba e o resto do sul do país. O imperador Dom Pedro I inaugurou as primeiras estruturas das pontes, durante uma passagem pela cidade, que na época era chamada de Freguesia do Iguaçu.

Ponte belga Rio Iguaçu em Araucária

Infelizmente, logo depois, enchentes derrubaram as pontes de madeira, interrompendo o tráfego.

Por volta dos anos, entre 1908 a 1913, foram confiados ao condutor técnico da Secretaria de Obras Públicas do Estado, Sr. Arnaldo Kalkmann, os estudos e confecção de projeto para ficar assegurado o livre trânsito da estrada em qualquer época. E foi chamada a concorrência para sua execução. Reconhecidas como mais vantajosas as propostas apresentadas por Antonio Gabardo IV e Prudente Noel, respectivamente para execução dos serviços e fornecimento das grandes estruturas metálicas foram lavrados contratos. O custo total pelo qual estava contratado o fornecimento das estruturas metálicas era de 28.872$000, sem contar as despesas de alfândega e transporte de Paranaguá a Araucária. Os serviços deveriam estar concluídos em fevereiro de 1915. 

A unica informação que até agora achamos sobre Prudente Noel é seu endereço na cidade de São Paulo em 1921 que encontra se no "Annuario Commercial, Industrial, Agricola, Profissional e Administrativo Da República dos Estados Unidos do Brasil para 1921. Obra estastistica e de consulta fundada em 1844 com o titulo Almanak Laemmert" (77 ano – Volume 2 - Estado de São Paulo  p. 2742) na rubrica "Materiaux de construction": Prudente Noel, av. S. João 78 2.

Assim as pontes de madeira foram substituídas por estruturas metálicas vindas da Bélgica. O material chegou da Europa ao porto de Paranaguá, subiu a Serra pela Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba (que contem muitas obras de arte construídas pela empresa belga S.A. de Travaux Dyle e Bacalan de Louvain) e depois pela ferroviária Curitiba - Araucária. 

As duas pontes são idênticas, medem 50 metros e são assentadas sobre bases de alvenaria. Nas entradas e saídas das pontes foram construídas pequenas muretas. A distância entra as pontes é de aprox. 500 m. Cada ponte tem nos dois lados 10 estruturas retangulares de 4m cada um, e no começo e fim uma estrutura triangular de 5m. As estruturas retangulares são no teto fixadas com treliças. A pavimentação é de madeira.

Ponte belga Rio Iguaçu em Araucária

As pontes foram interditadas em 2002, em virtude do péssimo estado de conservação. Felizmente foram restauradas e reinauguradas no dia 24/11/2005, após um ano de reformas. A revitalização foi realizada por meio de um convênio formado entre município, governo do Estado e a Petrobras. A empresa destinou R$ 630 mil para as reformas, recuperação de muretas, pavimentação, construção de mirantes, entre outros. Agora, apenas veículos de pequeno porte poderão passar pelas duas pontes. A revitalização das pontes metálicas é importante para a história de Araucária e vai contribuir na educação ambiental dos moradores, afirmou Edmir Bitencourt, gerente de saúde, meio ambiente e segurança da Refinaria Getúlio Vargas (Repar). La foi construído o Parque das Pontes.

As pontes metálicas foram tombadas pelo Decreto Municipal n° 2.580/81 em 21/01/1.981, embasado na lei Estadual n° 1.211 de 16/09/1.953, pelo então Prefeito Eng° Rizio Wachowicz.

Fontes:

  • https://www.parana-online.com.br/...
  • texto "HISTÓRICO - PONTES  METÁLICAS DE  ARQUITETURA  BELGA" fornecido pelo Sr. Sebastião, arquivista do Arquivo Histórico da cidade de Araucária

Fotos: Marc Storms, dezembro de 2015

Pesquisa e texto: Marc Storms