Você está aqui
van Havre Grégoire
O belga Grégoire André Henri Marie Ghislain van Havre é professor adjunto do curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina (PI). Doutor em Arqueologia na Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Historia Antiga - Université Libre de Bruxelles (2001) e mestrado em Relations Internationales - Université Catholique de Louvain (2004). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica.
Van Havre coordenou pesquisas relativas ao patrimônio arqueológico do Piauí, especialmente na região do Parque Nacional da Serra das Confusões, sul do Piauí, em campanha iniciada por volta de 2019. Suas pesquisas no Piauí ajudam a ampliar o conhecimento sobre ocupações antigas na região, sociedades indígenas, arte rupestre, e técnicas de paisagem antiga. Um exemplo citado: as escavações no sítio do Olho d’Água das Andorinhas forneceram vestígios de arte rupestre, estruturas, objetos de uso cotidiano e funeral.
Ele é orientador em temas que envolvem, entre outros, arqueologia digital, sistemas de informação geográfica (SIG) e pedras líticas.
Tem publicações sobre arqueologia, patrimônio e museologia; por exemplo: “Arqueologia e colonialidade no século XXI: perspectivas a partir de um museu no Piauí” (2023) ou "Computadores e Arqueologia Brasileira: uma Revisão Crítica em Tempos de Inteligência Artificial" (2024).