Você está aqui

Van Doorne, Hubert (1914 - )

Hubert Van Doorne
Social Media: 

Hubert Jozef Marguerite Van Doorne nasceu no dia 23 de fevereiro de 1914 na cidade de Sint-Amandsberg na Bélgica como filho do vidraceiro Achiel Van Doome, estabelecido em 9 Klokstraat em Gentbrugge. Pouco se sabe sobre Achiel. Em geral, pouca pesquisa foi feita sobre os vidraceiros de Gent, diz Rudy Van Elslande. Achiel trabalhou para mosteiros e igrejas na região de Gent e Antuérpia, entre outros. Além de sua obra neogótica, seu estilo de desenho combinava com o de Albert Servaes. Seu filho Hubert, também um vidraceiro, ajudou a fabricar esses vitrais e assumiu o estúdio de seu pai. Hubert estudou no Instituto Superior Técnico St.-Antonius.

Casou-se com Rosalia Simonna Halleux (Gent, 10/01/1919). O casal viveu no Botermarkt 6 na cidade de Gent antes de mudar-se para o Brasil. Não é conhecido o ano, nem a razão, da sua mudança para a cidade de São Paulo aonde viveu no bairro de Itaim-Bibi.

Hubert Van Doorne, belga, vidro azul

Fez parte de um coletivo de artistas belgas radicados em São Paulo. Em março de 1968, juntamente com Paul OnclinxKatelijne ServaesPaul Charles van de Sande e Simon Tygel participou de uma exposição na Galeria KLM, na época situada na Avenida São Luis, 120, na cidade de São Paulo. 

Provavelmente voltaram em 1982 para a Bélgica ou Luxembergo.

Fonte: Arquivo Consulado da Bélgica em São Paulo