Você está aqui

Joncker, Ulrich Joseph (1879 - 1927)

Joncker Ulrich
Social Media: 

Ulrich Joseph Joncker nasceu no dia 19 de novembro de 1879 na cidade de Andrimont na Bélgica e faleceu no dia 26 de outubro de 1927 na cidade de Rio de Janeiro. A sua formação, a razão porque ele migrou para o Brasil e a data da sua migração, ainda são desconhecidas.

Anuncio Maison Belge Elevadores Brasil U. JonckerUlrich Joncker era fundador da  “Maison belge - Elevadores Brasil U. Joncker Constructor”. O ateliê ficou na Avenida Salvador de Sá 192, na cidade de Rio de Janeiro. Tinha – conforme a sua própria propaganda no jornal francês “Le Messager de São Paulo” no começo dos anos 1920 – 300 elevadores em função no Brasil. Alguns destes projetos estão enumerados no artigo publicado no dia 01/10/1925 em "O Paiz", entre quais elevadores em edifícios públicos e casas particulares no Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Recife, Porto Alegre e Santos.;

Elevadores Brasil U. Joncker

Joncker aproveitou as consequências da primeira Guerra Mundial (1914-1918). Durante este período a exportação europeia para a América do Sul parou. As reservas industriais se esgotaram e passaram a consumir produtos norte-americanos. Neste momento a indústria brasileira era incipiente. Premido pelo aumento de trabalho da sua pequena oficina mecânica, aonde o próprio chefe Joncker trabalhava, transferiu os seus operários e as suas maquinas para um edifício mais ampla, na mesma avenida, de 2.400 m² e mais apropriado.

A companhia transformou-se no dia 6 de junho de 1923 na "Sociedade Anonyma Elevadores Brasil". O presidente era o conde de Vendenbug, gerente Constant Ranson, e os diretores Camille Jansen, Antonio Carlos da Roche Fragoso, Ulrich José Joncker e Henry Bragard.

O jornal "O Paiz" considerou Joncker uma das figuras mais ilustres da industrie brasileira.

Ele casou-se com Emma Dujat (1887, Sint-Joost-ten-Node, Bélgica - 1974, Rio de Janeiro). O casal teve uma filha Guilhermina Suzana Joncker que nasceu em 1911 no Rio de Janeiro e faleceu em 1984 na mesma cidade. 

Essas informações são contraditórias com os dados na lista elaborada pelo diplomata belga E. Robyns de Schneidauer, com detalhes sobre os cidadãos belgas residentes no Brasil em 1920. A lista menciona que Mme. Delville era a esposa do Ulrich Joncker e ainda Pierre Noel Delville e Juliette Delville, sendo filha do Delville-Joncker.

Fontes:

  • http://www.genealogy.com...
  • Jornal "O Paiz", quarta-feira 19 de novembro de 1924, p. 6
  • Jornal "O Paiz", quinta-feira 01 de Outubro de 1925, p. 51
  • Anuncio "Le Messager de São Paulo", 14 de julho de 1922, p. 4

Ilustrações:

  • Gauche 35 x 26 cm de Marcel Lebrun
  • Foto p/b: O Paiz

Texto e pesquisa: Marc Storms, março de 2017 + acrescimento setembro de 2025