Você está aqui

Degrave Wim

, Diksmuide -
Degrave Wim
Social Media: 

O pesquisador Wim Degrave, da Rede de Plataformas Tecnológicas da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), nasceu em Diksmuide (Bélgica). Tem graduação em química pela Universidade de Gent, também naquele país. É mestre em bioquímica e realizou o doutorado no Laboratório de Biologia Molecular, na mesma universidade. Fez seu pós-doutorado no Instituto Pasteur (França). Atua como assessor da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, coordenador do projeto Fiocruz na Antártica (FioAntar), e presidente da Comissão de Biossegurança e Bioproteção da Fiocruz. Integra também diversos comitês, grupos de trabalho interministeriais e a Comissão de Biossegurança do Ministério da Saúde.  

Em 1985, sequenciou fragmentos de mitocôndrias de Trypanosoma cruzi, indiretamente em colaboração com a Fiocruz. Ainda naquele ano, iniciou seu trabalho na Fundação como pesquisador visitante do CNPq. Ainda na instituição se dedicou ao desenvolvimento de testes de diagnóstico moleculares para a doença de chagas e leishmaniose. Nos anos 1990, iniciou a síntese de oligonucleotídeos no Brasil, o sequenciamento genômico automatizado e a produção de insumos para biotecnologia. Participou da formação de Redes de Cooperação Internacionais: Projeto Genoma de Trypanosoma cruzi (OMS/TDR); Projetos Cyted de cooperação Espanha – América Latina; Rede Latina-Americana e do Caribe de Bioinformática; Cooperação Brasil – Rede de Institutos Pasteur. Entre 2001 e 2014, liderou o Programa de Desenvolvimento Tecnológico de Insumos para a Saúde (PDTIS), a Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz e o Programa de Pesquisa Translacional. Colaborou com a Gestão Tecnológica da Fiocruz e promoveu diversas colaborações com instituições na Bélgica. 

Wim Degrave

(Consul Geral Sr. Dargent - Pesquisador Sr. Degrave - Embaixador Sr. Claes)

No dia 25 de novembro de 2022, Wim Degrave, recebeu, do Embaixador belga Peter Claes, a medalha Cavalheiro da Ordem da Coroa pelo trabalho científico realizado há mais de três décadas na Fiocruz e pela promoção de cooperações internacionais com a Bélgica. 

Fonte e foto: https://agencia.fiocruz.br/...