Você está aqui

de Paul de Barchifontaine, Christian (1946 - 2021)

de Paul Christian padre belga
Social Media: 

Christian de Paul de Barloche padre belgaCom pesar, uma Província Camiliana Brasileira comunica o falecimento do padre Christian de Paul de Barchifontaine, ocorrido na madrugada de 27 de maio de 2021, no Hospital São Camilo da Pompéia, em São Paulo. O religioso nasceu na Bélgica, em 18 de junho de 1946. Foi ordenado presbítero na Congregação dos Redentoristas, em 14 de junho de 1975. Foi enviado como missionário ao Brasil, na região nordeste, e após contato com os Camilianos, fez processo de incardinação na Ordem dos Ministros dos Enfermos, emitindo a Profissão Perpétua em 13 de setembro de 1987.

Christian possuía três graduações: Enfermagem - Institut de Nursing Sainte Elisabeth (1972), graduação em Filosofia - Seminário de Tournai (1969), graduação em Teologia - Seminário de Bruxelas (1975. Era mestrado em Administração Hospitalar e da Saúde pelo Centro Universitário São Camilo (1989) e Doutor em Enfermagem, na especialidade de Educação em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa. Durante sua carreira, o padre e enfermeiro foi superintendente da União Social Camiliana e Superintendente do Círculo Social São Camilo, membro do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, presidente da Sociedade de Bioética de São Paulo, membro do comitê de ética e pesquisa do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, membro da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e diretor de segmento centro universitário do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimento de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Era consultor Internacional dos Camilianos na área da Saúde, nas Relações Públicas das Organizações Camilianas, e professor de Bioética, inclusive no Programa de Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Bioética do Centro Universitário São Camilo; tinha experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: bioética, administração hospitalar, pastoral da saúde, ética da vida e reabilitação.

Bioética Christian de PaulEra (co)autor de diferentes livros sobre bioética, entro os quais: Bioética e Início da Vida, Problemas atuais de bioética, Bioética, cuidado e humanização, Bioética em tempos de globalização, Bioética no século XXI: Anseios, receios e devaneios, Bioética e longevidade humana e Bioética, Frankenstein e a aposta em um futuro sustentável.

Fontes e fotos: