Você está aqui

de Cooman Madeleine (1878 - 1963)

Cooman Madre.JPG
Social Media: 

Madeleine de Cooman nasceu em Grammont, na Bélgica, em 11 de fevereiro de 1878. Era de uma família profundamente cristã. Iniciou seus estudos na cidade natal, em escola mantida pela Congregação religiosa das Beneditinas, prosseguindo, com as Irmãs de Santo André, uma antiga congregação católica fundada em 1231 em Tournai, Bélgica. Fiz o Curso Normal, preparando-se para o magistério. Recebeu sua admissão para a vida religiosa aos 21 anos recebendo o nome de Maria Augusta. Fez os votos religiosos em 16 de setembro de 1901. Veio para o Brasil em 1916, atuando, no Colégio Santo André em Jaboticabal (SP) como professora de Latim, Matemática, Francês, História, Química e Sociologia, e exercendo as funções de contadora, secretária e bibliotecária, bem como o cuidado das alunas em regime de internato.

Educação livro de Madre Peeters e Madre de Cooman

Escreveu junto com a Madre Peeters o manual disciplinar Educação (história da pedagogia), Problemas actuaes, publicado em 1937. Na sua segunda edição, publicado em 1952, o título passou a ser Pequena história da educação

Faleceu aos 85 anos de idade em Jaboticabal.

Fonte: 

A reação católica e a formação de professores no Brasil: Os manuais disciplinares Noções de Sociologia e Educação (História da pedagogia). Problemas actuaes das Madres Peeters e Cooman. Artigo publicado por Sandra Maria de Oliveira e Décio Gatti Júnio na Revista Brasileira de História da Educação (v. 18, 2018)