Bandeira belga Rei Albert Visita 1920 Brasil Rainha Elisabeth Bandeira brasileira

Você está aqui

Visita Morro Velho em Vila Nova de Lima

segunda-feira, 4 Outubro, 1920

Às 8 horas, os soberanos belgas deixaram Belo Horizonte, embarcando na nova estação da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Em companhia vieram o presidente da República, o governador do Estado, os secretários do interior, o de finanças, agricultura, o prefeito de Belo Horizonte, os ministros da marinha e da viação, além dos diretores da estrada de ferro.

No caminho, o rei e a rainha visitaram as minas de ouro em Morro Velho (Vila Nova de Lima), seguida de uma visita ao bairro dos trabalhadores e ao hospital. Foram recebidos na residência do superintendente da companhia, Dr. Chalmers, onde foi servido um café da manhã e, mais tarde, um almoço.

Os arquivos do Palácio Real em Bruxelas guardam o cardápio deste almoço durante o qual foi executado um programa de música. 

192010 Morro Velho

192010 Morro Velho programa - menu

No cardápio, uma oferta de peixe, o já conhecido “Filet de sôle” (Filetes de peixe branco), além de carnes e a ave macuco. Foi oferecida uma omelete, mas não qualquer uma. “Omelette Rossini” é uma omelete com fígado de pato e “trufas negras”. Se o seu nome tem relação com o compositor clássico italiano, ainda é desconhecido para mim. Não foram executadas obras da sua autoria nessa ocasião, pois no programa houve peças de compositores brasileiros como Carlos Gomes, Francisco e Mauricio Braga, o belga, Théophile Dronchat, escrito erroneamente como Bronchat, e outros compositores europeus. A partitura "Tu renaîtras! : cantique à la Sainte Belgique : dédié respectueusement à leurs majestés le Roi Albert Ier et la Reine Elisabeth de Belgique / créé par Noté de l'opéra ; poésie et musique de Théophile Dronchat ; Clérice Charles, ilustrator" foi escrita em 1916 durante a primeira guerra mundial e está guardada na biblioteca do Conservatório Real de Bruxelas.

Reis belgas presidente Arthur Bernardes Morro Velho

De trem continuaram a viajem para São Paulo. Seguiram para Raposos, onde se despediram do governador de Minas e de outras autoridades do governo mineiro. Lá os soberanos tomaram o trem especial da Central com destino São Paulo. O trem chegará no dia seguinte as sete horas da noite a seu destino.

O Paiz, 5 de outubro de 1920

https://catalog.b-bc.org/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=66943

Foto: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/...

Rei Albert Morro Velha - Mina de ouro