Bandeira belga Rei Albert Visita 1920 Brasil Rainha Elisabeth Bandeira brasileira

Você está aqui

Copacabana - baia de Guanabara - Hotel do Itamaraty - Pico da Tijuca - Palácio da Guanabara

sexta-feira, 24 Setembro, 1920

O rei belga Albert I começou o dia com o usual banho de mar em Copacabana. Depois, a bordo de uma lancha, passeou pela baía de Guanabara. A rainha ficou no Palácio da Guanabara lendo sua correspondência. Apesar do mau tempo, o rei fiz um passeio de sete horas em companhia do conde belga d'Oultremont, adjudante da Corte, e do seu médico dr. Nolf, percorrendo a Boa Vista e a montanha da Tijuca, onde puderam aproveitar a natureza e a vista única do Rio de Janeiro e sua baia.

Almoçou com sua comitiva no Hotel do Itamaraty. Uma curiosidade: o rei apreciou muito o "bacalhau à brasileira", um dos pratos servidos, que chegou a repetir.

Continuou então o passeio, escalou o Pico da Tijuca e ficou entusiasmado com a beleza da natureza.

Existem várias versões para a construção da escadaria da Pedra, o que sabemos com certeza é que envolve a visita do Rei Alberto da Bélgica ao Brasil em 1920 à convite do então Presidente Epitácio Pessoa. O Rei apreciava o estilo de vida ao ar livre da cidade, tomava banhos de mar e, em toda a oportunidade que o protocolo permitia, buscava aproximar-se da natureza. Em um de seus muitos passeios ao ar livre, durante a estadia no Rio de Janeiro, o monarca fez um passeio até a Floresta da Tijuca, após um período de chuvas, e acabou por subir o Pico, para desespero da sedentária comitiva que o acompanhava. Dizem as lendas que, por ser montanhista, o Rei achou uma afronta a construção de uma escada e não a usou.
Apesar do dia nublado, ao chegar ao topo, o monarca exclamou: “O vosso país tem a mais sedutora e empolgante natureza do mundo”. Deixando toda a elite local para trás, boquiaberta.

Fonte: http://ecodirecoes.weebly.com/...

Chegou ao Palácio da Guanabara, às 18 h. O major Mario Coutinho, intendente do palácio do governo, e vários oficiais do encouraçado São Paulo foram condecorados pelo rei Alberto com o oficialato do rei Leopoldo II. Noticiou-se que as negociações para a reabertura da Câmara de Comércio Belgo Brasileira estavam intensificadas.

Em Bruxelas, foi aceita a proposta para a criação da cátedra de português na Universidade da Bélgica. Nos cinemas da capital da Bélgica, foram projetados filmes sobre o Brasil.

O Paiz, 25 de setembro de 1920

Livro "Visita da família real belga ao Brasil, 1920. - São Paulo: FAAP, 2010.

rei Albert visita o pico da Tijuca