Você está aqui

Francisco Pedro de Sousa e Mello

pintura
Dimensões: 
47 x 57 cm
óleo sobre tela
retrato acadêmico
Coleção: 
Museu Republicano - Itu

Van Emelen Francisco Pedro de Souza e MelloRetrato do convencional de Capivari: Francisco Pedro de Souza e Mello

A “Galeria dos Convencionais” no Museu Republicano de Itu (SP) contém obras pintadas por José Ferraz de Almeida Júnior, Oscar Pereira da Silva, Tarsila do Amaral, Henrique Távola, José Wasth Rodrigues, Henrique Manzo, entre outros. E também de autoria de Adrien Henri van Emelen, os retratos de Joaquim Pires Pereira de Almeida (1939, tombo 246), convencional de Itu, Francisco Pedro de Sousa Mello (1928, tombo 310), convencional de Capivari e José Raphael de Almeida Leite (1932, tombo 317), convencional de Porto Feliz.

Mariana Esteves Martins escreve em sua dissertação com orientadora Profa. Dra. Heloisa Maria Silveira Barbuy "A formação do Museu Republicano Convenção de Itu (1921 – 1946)" (São Paulo, 2012): 

“Os retratos eram baseados em fotografias e pinturas existentes. Este recurso, bastante usual, fora utilizado por Taunay na confecção das pinturas históricas encomendadas para o Museu Paulista. As fotografias eram as mais utilizadas pela facilidade de obtenção. Contudo, não traziam dados importantes aos artistas, como cor dos olhos e cabelos dos retratados. Por isso, Taunay insistia em conhecer estes detalhes e informar os artistas contratados. ...

Taunay indica na correspondência o padrão a ser respeitado na confecção dos retratos: As dimensões do retrato são as seguintes: 0,47 x 0,57; tamanho da cabeça 0,20 a 0,21 da raiz do cabelo à ponta do queixo. Retrato só de cabeça, um pouco de busto”.