Você está aqui

Veleiro Lendário

Location: 
, Itajaí - Santa Catarina
Veleiro Lendário Gijbert Bruinjé

Breve histórico do veleiro Lendário :

Veleiro Lendário Gijbert Bruinjé

1946 Por encomenda de Gijbert Bruinjé, cidadão holandês radicado na Bélgica, foi construído no estaleiro de Rooze, na cidade de Melle, na Bélgica, um casco de aço rebitado.

Scheepswerf Pol. De Roose - Melle - België

(foto de 1932 - fonte 'Archiefbeelden binnenschippers', L. Lekens en J. Lagrou)

Projetado pelo próprio Bruinjé e seu amigo, Oskar Hooge, que era um conhecido artista plástico, o barco foi armado em escuna com velas caranguejas.
Mesmo sendo muito seguro, esse aparelho naquela época, já era considerado ultrapassado pela atual vela triangular, mais prática e mais eficiente no contravento.

1947 Lançamento do barco, com nome Othilia.

1953 A família Bruinjé emigrou para o Brasil. Com o motor avariado, eles completaram a travessia do Atlântico a vela, aportando no mês de maio em Paranaguá (PR)
O barco foi vendido ao então governador do estado do Paraná, Moisés Lupion, e passou a se chamar Lendário.

1959 Lupion abandona o Brasil e vende o barco. O Lendário ficou abandonado em Guaratuba (PR), onde permaneceu 20 anos e foi quase todo depredado.

1981 Uma equipe de voluntários, liderada por João Adolfo Chaves Neto o recuperou. Como barco de passageiros, seu sucesso foi imediato. Alguns até se vestiam de piratas para dar um passeio no veleiro.

1989 O Lendário encalha na praia de Bombinhas. A operação de resgate exigiu a drenagem de um canal para remove-lo da praia. Sua estrutura foi abalada.

1999 O barco foi recuperado por Carlos Augusto Estévez, e o aparelho foi restaurado fielmente de acordo com as fotografias originais de 1947.
Nos seis anos seguintes o Lendário foi empregado no transporte turístico de passageiros no verão e como barco escola durante o inverno em Bombinhas.

2006 O veleiro Lendário é cedido pelo seu proprietário Ayrton João Cornelesen para a ANI Associação Náutica de Itajaí sob o comando do capitão Vilmar Braz, para fins educativos com jovens e adultos da comunidade. 

Fonte: http://produtorapangeia.blogspot.com/2009/01/veleiro-lendrio-ani.html