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Pontilhão de ferro (Carangola)

Location: 
Rua Amílcar de Souza, Carangola - Minas Gerais
Carangola Pontilhão Belga

Construído em 1906 e inaugurado em 1907, durante o governo de José Honório Pereira. Localiza-se sobre o Rio Carangola, ligando a Rua Amílcar de Souza à Rua Justino Frossard.

Foi construído por iniciativa dos ingleses que administravam a estrada de ferro. Todo o material e ornamentação (estrutura metálica com desenhos diversos e com travamento em zigue-zague do conjunto) foram trazidos da The Leopoldina Railway Limite, localizada na Bélgica. Os seus pilares são dispostos perpendicularmente ao chão, em seqüência ritmada, que é quebrada apenas pelos apoios inclinados. Essa composição aparece nas duas laterais da ponte formando duas fileiras paralelas. Tais fileiras são ligadas por elementos alternados, em arco de cesto, vazado por círculos e losângos. 

A Prefeitura de Carangola, através da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, recebeu uma verba de R$ 200 mil da empresa Anglo American, responsável pelo Mineroduto Minas-Rio. Esta verba é oriunda da aplicação de uma multa pelo Ministério Público, que culpou a empresa pela destruição de parte do sítio arqueológico existente no Córrego do Maranhão, no Distrito de Alvorada.

De posse da verba, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico decidiu que o Pontilhão de Ferro, situado na Avenida Juca de Souza, em direção ao Distrito de Lacerdina, seria reformado, e as obras deveriam ser iniciadas no final de maio de 2012 e concluídas em 120 dias. O Pontilhão, construído em 1906 com materiais trazidos da Bélgica, atendeu durante muitos anos aos trens da Estrada de Ferro Leopoldina Railway. Nos últimos anos vem sofrendo intenso processo de degradação e de corrosão, e com a reforma será recuperado e receberá nova iluminação, pintura e passarelas laterais, melhorando as condições de tráfego no local.

Foto: Blog Caminho da Luz

Fontes