Você está aqui

Lanternim de zinco do Palácio da Liberdade (Belo Horizonte)

Location: 
Praça da Liberdade, 21, Belo Horizonte - Minas Gerais
Lanternim Palacio da Liberdade BH
Data de inauguração: 
domingo, 12 Dezembro, 1897
Tipologia: 
Tombado: 
sim

Palácio da Liberdade

zinco lavrado da belga "S. A. de Constructions, Forges e Aciéries de Bruges

O Palácio Presidencial foi inaugurado em 1897. De traçado neoclássico, o projeto do Palácio da Liberdade mescla padrões arquitetônicos que vão desde de Luís XV (estilo de decoração de interiores e mobiliário que se desenvolve a partir da França durante o reinado de Luís XV, no século 18) ao mourisco (também chamado neo-islâmico, estilo artístico surgido na Europa no século 19, que buscava imitar e recriar a arte islâmica antiga). Seu objetivo era servir como sede administrativa do Governo de Minas Gerais e residência oficial dos governadores.

Grande parte dos materiais utilizados na edificação foi importada da Europa: artefatos de ferro da Bélgica, telhas de Marselha, pinho-de-riga da Letônia são alguns exemplos.

Palacio Liberdade Belo Horizonte

Lanternim

O lanternim do Palacio Presidencial, como era chamado, foi cobertou com zinco lavrado em losange para a empresa belga "Société Anonyme de Constructions, Forges e Aciéries de Bruges". 

Encontramos no Arquivo Público de Belo Horizonte diversas faturas e notas sobre a cobertura de zinco para o Palácio Presidencial e os calhas pelos aguas pluviais dos teclados do Palácio Presidencial no fundo AI.01.02.02.144 "Material metálico importado (balcões, calhas, zinco, ferragens para coberturas e revestimentos) para obras de acabemento do Palácio Presidencial e para as Secretarias do Interior, da Agricultura e das Finanças. Bruges (Bélgica) e Rio de Janeiro" e no fundo AI.01.02.02.145 "Coberturas e tetos do Palácio Presidencial e das Secretarias do Interior, da Agricultura e das Finanças. Bruges (Bélgica) e Rio de Janeiro".

O trabalho foi feito com bastante atenção para seu aspeto estetico com demonstra a foto abaixo.

 

Lanterim Palacio Liberdade Belo Horizonte

O Palácio da Liberdade foi incorporado ao Circuito Cultural Praça da Liberdade e aberto à visitação pública em 2010, após a transferência da sede do Governo Estadual para o Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa de Minas Gerais.

O IEPHA-MG tombou o Palácio da Liberdade em 27 de janeiro de 1975.

Fotos: Marc Storms, julho 2015

Pesquisa: Marc Storms, julho 2015

Fontes

  • Guia de bens tombados IEPHA/MG / Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. – 2. ed. – Belo Horizonte: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, 2014. 2 v. : il. ; 30,5 cm. - ISBN: 85-66502-02-7. (Texto de Maria Cristina Harmendani Trivellato - Junho, 2011) (p. 51 e.s.)