Você está aqui

Estacas do Edifício Pan American Airways Aeroporto Santos Dumont (RdJ)

Location: 
Praça Senador Salgado Filho, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Autor: 

Aeroporto Santos Dumont Bate EstacaA empresa de origem belga Franki realizou as estacas do Edifício Pan American Airways - Aeroporto Santos Dumont, na cidade de Rio de Janeiro.

O prédio, projetado em 1937 pelos Arquitetos Irmãos Roberto, é um marco arquitetônico da cidade. Sua construção começou em 1938 e, sendo interrompida durante a segunda guerra mundial, foi concluído apenas em 1947, após sofrer várias alterações do projeto arquitetônico. Essas alterações aumentaram as cargas nas fundações que foram reforçadas para suportar tanto a essas quanto a de mais um pavimento e terraços adicionados.

O projeto da estrutura original de concreto armado teve a autoria do engenheiro brasileiro Glebe Zaharov, cerca de 1938. O projeto e execução das fundações em estacas de concreto armado ficaram a cargo da firma Estacas Franki Ltda, filial da empresa belga no Brasil.

Os pilares medem sessenta e cinco centímetros de diâmetro e estão localizados a cada cinco metros no sentido da extensão das fachadas principais, configurando uma extensão total de cento e noventa metros. No eixo transversal, estão dispostas seis fileiras de pilares.

Aeroporto Santos Dumont

Texto: Marc Storms, dezembro de 2023

Fontes: