Você está aqui

Edifício Grupo Escolar de Taubaté

Location: 
Rua Dr. Pedro Costa, 164, Taubaté - São Paulo
Van Humbeeck José Taubaté EE
Tombado: 
sim

Construída em 1900 o prédio de 2 pavimentos e  8 salas é cópia integral de escola de Piracicaba projetada pelo engenheiro-arquiteto belga José Van Humbeeck.

O projeto original do prédio é do arquiteto José Van  Humbeeck.  Entretanto, sua fachada é igual à de um estudo feito por Victor Dubugras, arquiteto francês formado na Argentina, para o Grupo Escolar de Botucatu. As fachadas das escolas desenhadas por Humbeeck têm características muito parecidas, destacando-se pela simplicidade estilística formal do neoclássico, acrescida de alguma ornamentação calcada no vocabulário neorenascentista. Humbeeck é autor também dos primeiros projetos para grupos escolares de um único pavimento, com características acentuadas daquilo que permeava o pensamento pedagógico. Todos os corredores abertos, possibilitando visualizar (vigiar) tudo que acontecia em todos os cantos do prédio. 
A construção foi fiscalizada por Euclides da Cunha e inaugurada em 1902.
Tem dois pavimentos e 8 salas de aula, secretaria e salas de professores e diretor. Dois galpões e sanitários ficam nos blocos laterais.

Van Humbeeck José EE Taubaté

É uma das integrantes de conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930 que compartilham significados cultural, histórico e arquitetônico. Essas edificações expressam o caráter inovador e modelar das políticas públicas educacionais que, durante a Primeira República, reconheceram como inerente ao papel do Estado a promoção do ensino básico, dito primário, e a formação de professores bem preparados para tal função. Quanto às políticas de construção de obras públicas, são representativas pela estruturação racional de se instalar edificações adequadas ao programa pedagógico por todo o interior e capital do Estado.

Destaca-se a qualidade do conjunto caracterizado pela técnica construtiva simples, consolidando o uso de alvenaria de tijolos e por uma linguagem estilística que simplificou os atributos da tradição clássica acadêmica. A organização espacial era concebida incorporando preceitos e recomendações de higiene, insolação e ventilação previstos na cultura arquitetônica que vinha se firmando desde o século XIX. O programa pedagógico distribuía essencialmente salas de aulas ao longo de eixos de circulação em plantas simétricas. Aos poucos se firmaram em projetos arquitetônicos padronizados que se repetiam com pouca ou nenhuma variação em mais de um município.

Escola Dr. Lopes Chaves

A escola tem hoje o nome "E.E. Dr. Lopes Chaves".

Fontes:

Foto: Condephaat

Escolas projetadas por José Van Humbeeck

Escolas projetadas por José Van Humbeeck

1 of 42