Você está aqui

Edifício Grupo Escolar de Orlândia

Location: 
Rua quatro, 146, Orlândia - São Paulo
Van Humbeeck José Orlandia EMEF
Tombado: 
sim

A construção do edifício destinado a abrigar o Grupo Escolar de Orlândia fez parte do Projeto “Tipo Mogy-Guassú”, desenvolvido principalmente pelo engenheiro-arquiteto belga José Van Humbeeck e Mauro Álvaro, com a participação de outros arquitetos. Nesse projeto, o pátio não é totalmente contornado pela edificação, o que permite uma integração visual com o restante do terreno. A fachada possui frontão central e o pátio interno é parcialmente cercado pelas seis salas de aula e por varandas de circulação com lambrequins de madeira.

A planta foi assinada por José Van Humbeeck e a fachada por G. B. Maroni. Foi inaugurado em 1914.

Van Humbeeck José EE Orlandia

Em 1915, segundo o Anuário do Ensino do Estado de São Paulo daquele ano, foram matriculados 304 alunos, com freqüência média de 168. Seu diretor era Affonso Sette, complementarista.
Dado seu alto valor histórico na evolução educacional do Estado de São Paulo, esse prédio foi tombado, juntamente com outras 122 escolas públicas da capital e do interior, pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado
de São Paulo (CONDEPHAAT), conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, do dia 7 de agosto de 2002, páginas 1 e 52.
Atualmente a escola oferece Ensino Fundamental (de 5ª a 8ª série) conhecido como EMEF Cel. Francisco Orlando.

BIBLIOGRAFIA
São Paulo (Estado). Directoria Geral da Instrucção Publica. Annuario do Ensino do Estado de São Paulo. São Paulo: Typ. Augusto Siqueira & C., 1915.
CORRÊA, Maria Elizabeth Peirão; NEVES, Helia Maria Vendramini e MELLO, Mirela Geiger de. Arquitetura escolar paulista: 1890-1920. São Paulo: FDE-Diretoria de Obras e Serviços, 1991.

Escolas projetadas por José Van Humbeeck

Escolas projetadas por José Van Humbeeck

1 of 42