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Estrada de Ferro Rio do Ouro

A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para construir e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro e foi aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (1922) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular.

A revista "Chambre de Commerce Belge au Brésil", no número 1 – Décembre 1924 – Janvier 1925, com sede na Rua dos Ourives, 51 – 2ème étage – Rio de Janeiro, informa na página 48 que a SA de Travaux Dyle & Bacalan, forneceu material rodante destinado a esta estrada de ferro:

  • 2 carros de 1a classe
  • 3 carros de 2a classe

Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_rj_riodeouro/efrio_ouro.htm

 

Estradas de Ferro com material belga