Você está aqui

Urban, François Ferdinand (1919 - 1978)

Urban François Ferdinand
Social Media: 

François Ferdinand Urban, pintor, nascido em 16 de julho de 1919, em Londres na Inglaterra (provavelmente no exílio durante a primeira guerra mundial), é filho do artista belga François Frank Urban

François Ferdinand assumiu a gerência do departamento de artes da Casa Genta, na cidade de Porto Alegre, função que desenvolveu até o final de sua vida. Assim como havia feito seu pai, ele introduziu seus filhos mais velhos, Jorge Urban e Nelson Francisco Urban na arte dos vitrais, e estes desenvolveram a atividade até a morte do pai de câncer em 1978. François Ferdinand exerceu as atividades de desenho, pintura e criação de projetos, porém poucos contém a sua assinatura. A Casa Genta não o deixava assinar muitas obras.

A sua filha Elisabeth nos informou os seus projetos

  • Começou as obras na catedral de Rosário do Sul (RS) divisa com Uruguai.
  • Depois fez na serra gaúcha vitrais nas catedrais& em Taquara, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias...
  • Ele fazia também mosaicos, fez o hall de entrada da igreja de padre Réus em São Leopoldo. Trabalho este de 12 m de altura e se não me engano 30 m de comprimento. Todos feito em pastilhas manualmente é muito lindo.
  • Em Porto Alegre, fez na rua Ramiro Barcelos na igreja Santa Terezinha, vitrais modernos já sem chumbo, vitral com vidros colados; e fez vitrais em residências, como na casa de Érico Veríssimo entre outras casas. A igreja Metodista Wesley tem um vitral com sua assinatura.
  • Em Santa Catarina, ele fez a catedral de Tubarão, Blumenau, Joinville, Itajaí, Lajes... estes em chumbos mais antigos.
  • Tem 2 vitrais no aeroporto internacional de Florianópolis, um está no restaurante e o outro na torre de comando. Estes tem assinatura dele e são de arte moderna sem chumbo, mas de material resistente a raios e trovões ou seja blindado.

Fonte: Email Elisabeth A. Urban de 19/06/2016

Foto: Elisabeth Urban Lisa