Você está aqui

Stevens, Marie Philomène (1849-1898)

Stevens Marie Philomene
Social Media: 

No início de 1872, o diplomata e estadista José Maria da Silva Paranhos Júnior (1845 - 1912), o Juca Paranhos, futuro Barão do Rio Branco, encontrou no Alcazar Lyrique, uma casa de espetáculos por onde circulavam os membros da elite carioca,uma jovem belga, a dancerinha Marie Philomène Stevens, de 22 anos, por quem se apaixonou.

Luís Cláudio Villafañe G. Santos, o biografo de Juca Paranhos, a descreve como "Franzinha, de olhos negros e cabelos canstanho-claros, não chegava a ser exuberante e, talvez por isso, jamais tenha ido além de papéis secundários nos teatros cariocas." 

O casamento era impossível, pois ela era apenas uma bela atriz de pouca instrução, que viera faire l’Amérique no Rio de Janeiro. Juca Paranhos parecia bastante ingênuo, talvez cego pelo amor, pois chegou a escrever para um amigo dizendo que Marie lhe havia chegado aos braços “perfeitamente pura!”.

Túmulo Familia Rio BrancoEm 1873, sob pressão do pai, na época chefe de gabinete ministerial, quando foi nomeado para Liverpool, o Barão do Rio Branco instalou-a em Paris. Lá nasceu o primeiro dos cinco filhos que o Barão teve com ela, ao longo de 26 anos de convívio interrompido. No entanto, demoraram a casar-se, o que finalmente ocorreu em 18 setembro de 1889, em Londres, depois do nascimento dos filhos e Juca receber o título de Barão (1888). São Raul (20.02.1873), Maria Clotilde (maio de 1875), Hortênsia, Paulo e Amélia. Raul, que seguiu a carreira de diplomata, foi o primeiro brasileiro eleito para o Comitê Olímpico Internacional. Já Paulo foi o primeiro jogador brasileiro de rugby com fama internacional. 

Marie Philomène Stevens viveu até morrer, em 12 de janeiro de 1898, na França. Está enterrada no cemitério Père Lachaise, Divison 92, Paris, no túmulo da familia Rio Branco. 

Fonte:

Vasco Mariz in Barão do Rio Branco : 100 anos de memória, mencionado em http://brasilianafotografica.bn.br/?p=7462

http://diplowife-diplolife.blogspot.com/2015/04/marie-philomene-stevens-uma-diplo-wife.html

Foto túmulo: https://www.wikidata.org/wiki/Q18667506#/media/File:P%C3%A8re-Lachaise_-_Division_92_-_Rio_Branco_05.jpg