Você está aqui

La Métallurgique

Empresa belga Atelier Metallurgiques Nivelles
Social Media: 

A Société Anonyme Metalúrgica é uma empresa belga, fundada no século XIX na província de Hainaut, para construir carros e equipamentos ferroviários.

Ateliers Metallurgiques Ateliers Nivelles

A produção é realizada em vários locais:

  • oficinas na cidade deTubize, as locomotivas a vapor
  • oficinas na cidade de Nivelles, os vagões, reboques e bondes
  • oficinas Sambre, na cidade de Marchienne-au-Pont, as pontes e estruturas automotivas
  • oficinas na cidade de Manage

A empresa se desenvolve e fabrica cerca de 2500 locomotivas até 1953 no site de Tubize.

A maior parte da produção é exportada para a Europa e também para outros continentes, como Ásia e América. Num catálogo (sem data) achamos fotos de vagões exportadas para o Brasil.

O "Relatorio da Estrada de Ferro Sorocabana e Estrada de Ferro Funilense" referente ao ano de 1924 escreve na página 121 que foram postas em trafego, 10 locomotivas de origem Belga, adquiridas em 1923 à "Société Belge pour l'exportation" pelo preço de 2.327:319$644 (pagina 28), que tiveram de sofrer diversas modificações. A página 125 contem mais informações: 5 locomotivas tipo Mikado com ns. 232 até 236 da fábrica Haine-Saint-Pierre e 5 locomotivas tipo Mikado com ns. 236 até 241 da fábrica Tubise, ambas da Bélgica.

As oficinas Tubize desapareceram, mas o site de Nivelles fundira-se em 1956 com a empresa Bruges, Nicaise e Delcuve para se tornar o Bruges e Nivelles.

Fontehttps://fr.wikipedia.org/...