Você está aqui

Detrez, Conrad (1937-1985)

Conrad_Detrez_par_Claude_Truong-Ngoc
Social Media: 

Conrad Detrez (1937-1985) nasceu na Bélgica em Rukkelingen-aan-de-Jeker, hoje conhecido como Roclenge-sur-Geer na provincia de Liège. Ele estudou Teologia na Universidade Católica de Louvain mas decidiu parar. E para não fazer seu serviço militar no Congo belga — no ano 1962 — decidiu emigrar para o Brasil em 1962 como missionário leigo. Ficou primeiro em Volta Redonda e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1963. No Rio de Janeiro, lecionou na Universidade Santa Úrsula, e, ao mesmo tempo, trabalhou nas favelas. Após o golpe militar de 1964, radicalizou-se politicamente e passou a integrar o movimento banido Ação Popular. Em 1967, Detrez foi preso e encarcerado por suas atividades políticas no Rio de Janeiro. Ele conseguiu deixar o Brasil por intermédio da embaixada belga.

Em 1968 voltou ao Brasil para se estabelecer em São Paulo como jornalista. Embora nunca tenha pegado em armas, ele se envolveu cada vez mais com a guerrilha urbana. No ano seguinte, devido ao clima sufocante da ditadura, partiu para a França, mas logo voltou a visitar o Brasil para entrevistar o líder guerrilheiro Carlos Marighella. Pouco depois desse encontro secreto, Marighella foi assassinato. Detrez, de volta a Paris, escreveu um panfleto sobre seu encontro que foi inicialmente proibido pelo governo francês: Pour la libération du Brésil.

Detrez Conrad L herbe a bruler Na década de 1970, Detrez foi condenado à revelia no Brasil. Somente com a redemocratização e anistia geral ele conseguiu retornar por algumas semanas em 1980. Detrez incorporou suas experiências brasileiras em vários livros: os romances L'herbe à brûler e La lutte finale, e o ensaio Les noms de la tribu. O altamente autobiográfico L'herbe à brûler recebeu o Prix Renaudot na França em 1978 e se tornou um grande sucesso comercial. Um ano depois, o livro foi publicado também no Brasil, traduzido como O jardim do nada.

Peter Daerden, 8 de dezembro 2020

Foto: https://commons.wikimedia.org/..._portrait.jpg