Você está aqui

Deffense, Jean Baptiste (1888 - 1969)

Deffense Jean Baptiste
Social Media: 

Jean Baptiste Deffense nasceu no dia 28 de agosto de 1888, em Émines, província de Namur, na Bélgica.

Na Bélgica, em 1924, fundou com Pierre Van Caille, a empresa Poteaux Cavan, que se expandiu para França e Luxemburgo, aproveitando a reconstrução após a primeira guerra.

Cavan na Bélgica em 1923-24

Em 1928, Jean Baptiste Deffense é convidado pela CRGE - Companhia Reunidas de Gás e Eletricidade, para fabricar os primeiros postes em concreto armado em Portugal para uma rede elétrica em Sintra. Funda então a Sociedade Portuguesa Cavan, que hoje é dirigida por seus netos. Além da fabricação de postes em concreto armado para alta e baixa tensão, subestações, postes para eletrificação de linhas férreas e linhas de ônibus elétricos, manilhas e tubos em concreto, também fabricavam pisos granulados de mármore, ladrilhos hidráulicos e azulejos. Durante certo tempo, a Cavan portuguesa teve fábricas em Luanda (Angola) e em Lourenço Marques, hoje Maputo (Moçambique).

Deffense Jean Baptiste Cartão Imigração

Poste Cavan Rio de Janeiro

Em 1940, o belga Jean Baptiste Deffense, vem ao Brasil, se afastando da guerra. Ele já havia sofrido com a invasão alemã em 1914-18 na Bélgica.  Seus filhos, neste momento, estavam alistados na Brigade Piron, dentro do exército inglês, sob o comando de Montgomery, já em guerra contra a Alemanha de Hitler.

No Rio de Janeiro, fundou a maior empresa do grupo, a Postes Cavan S.A.  Ele montou a sua primeira fábrica na cidade de Osasco na região de grande São Paulo. Seria o embrião para a criação de mais de 28 fábricas espalhadas pelo Brasil, produzindo milhões de postes, estruturas para linhas de transmissão, subestações e um vasto leque de  produtos de concreto armado e protendido. Com a joint venture com a Grinaker da África do Sul a Cavan passou a fornecer dormentes de concreto protendido para as redes ferroviárias.

A Cavan tinha mais de 3.800 funcionários muito dedicados. O Jean sempre dizia "a nossa Cavan" para os funcionários, criando uma relação especial entre todos, com cooperativas de assistência financeira e social para todos os funcionários.

Seu falecimento ocorreu no Rio de Janeiro em 18 de novembro de 1969. Ele está sepultado em Lisboa, no Cemitério dos Prazeres.

É bastante comum chegar a qualquer cidade brasileira e perceber que a maior parte da rede de distribuição de energia e iluminação pública, repousa sobre postes da Cavan. No Rio de Janeiro, Jean Baptiste Deffense, já no final da sua vida, realizou um dos feitos técnicos mais notáveis de sua carreira – projetou e fabricou os postes de concreto armado mais altos do mundo utilizados no Aterro do Flamengo, atestando o seu legado no desenvolvimento do Brasil.

Anos depois do falecimento de Jean Baptiste Deffense, a partir da década de 90 do século XX, a Cavan no Brasil começou a reduzir drasticamente as atividades, mantendo, atualmente, apenas uma reduzida participação de mercado. Porém, a Sociedade Portuguesa Cavan S.A. é uma das empresas que lideram na Europa, o setor de projetos e fabricação de postes de concreto armado, exportando para países da União Europeia e África.

Em 1 de setembro de 2018, seus descendentes vão comemorar os 130 anos de seu nascimento com uma festa em Lisboa.

Baseado em informações de Dennis Michael Deffense e nos seguintes sites: http://www.cavan.pt/historial/ e http://restosdecoleccao.blogspot.com/2013/03/cavan.html

Fotos: http://www.cavan.pt/historial/ e http://restosdecoleccao.blogspot.com/2013/03/cavan.html